Social Icons

 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ricardo participa de solenidade de embarque dos selecionados no Programa Gira Mundo para o Canadá

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã desta terça-feira (30), no Aeroporto Internacional Castro Pinto, da solenidade de embarque dos alunos e professoras da rede estadual de ensino selecionados no programa Gira Mundo, que irão fazer um intercâmbio no Canadá. O Gira Mundo representa um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões na educação paraibana. As aulas do intercâmbio começam no dia 8 de setembro.
Na ocasião, Ricardo conversou com os alunos e pais de estudantes selecionados para esta primeira edição do Gira Mundo e ressaltou a importância da educação como meio de transformar o futuro dos jovens. “Esse programa inovador traz um avanço gigantesco para a educação no nosso Estado. É um sonho de todos eles que está sendo realizado. Isso também era um desejo meu há alguns anos porque tenho a consciência do poder do ensino na vida dos jovens. Uma porta desta aberta para o exterior pode mudar a vida destes estudantes que terão a noção de outra cultura, vão dominar a língua inglesa e adquirir inúmeros conhecimentos. Fico muito orgulhoso com o Gira Mundo, um programa que eleva a autoestima dos estudantes da rede pública que agora têm educação de qualidade. Eu já estou ansioso para recebê-los após o intercâmbio trazendo uma bagagem cheia de novas experiências”, frisou.
Foto: Silvano - diretor da Escola Estadual Iolanda Tereza
Chaves Lima de Cubati
Ricardo também lembrou que, em setembro, o Gira Mundo continua com a edição voltada para os professores. “No próximo mês, vamos fazer o embarque dos 20 professores selecionados para a edição do programa na Finlândia, país que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. E em 2017, vamos ampliar o Gira Mundo com edições em países de língua portuguesa e espanhola”, pontuou.
Dos 800 alunos que foram escolhidos para um curso preparatório, por meio das médias obtidas nas disciplinas de inglês, matemática e português, além de outros testes, 50 foram selecionados e seguem para o Canadá. As três professoras selecionadas tiveram as melhores médias obtidas nas turmas do curso preparatório para o exame TOEIC. Elas vão vivenciar novas práticas pedagógicas que proporcionarão o aperfeiçoamento profissional, em escolas de nível médio do Canadá.
A iniciativa do Governo do Estado vai propiciar experiências práticas no desenvolvimento de língua estrangeira e interações com outras culturas. “Hoje é um dia especial, porque estamos embarcando os 50 alunos selecionados na primeira edição do Gira Mundo. Os alunos estão com uma expectativa muito grande, já que se trata de uma experiência que vai transformar a vida deles. E ao voltarem eles irão compartilhar os conhecimentos adquiridos no Canadá. Estes estudantes fazem parte de um marco da educação na Paraíba. Em um momento em que muitos Estados cortam verbas para a rede pública de ensino, a Paraíba investe e traz esse programa inovador”, observou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.
O coordenador do Gira Mundo, Thulio Serrano, explicou que a coordenação do programa vai viajar com os alunos e passará dez dias orientando e organizando as instalações dos selecionados. “Vamos visitar as casas das famílias onde os estudantes vão ficar durante o intercâmbio, também conhecer as escolas, ver o currículo e toda a parte pedagógica que será aplicada no ensino. Deixaremos os alunos bem encaminhados e ambientados no Canadá”, afirmou.
“A expectativa é muito grande, porque estamos agora todos reunidos para o embarque pro Canadá, rumo a esta experiência única proporcionada pelo Governo do Estado. Agradeço por este incentivo para a educação da Paraíba”, disse a professora Solanielly Cruz, da Escola Estadual Horácio de Almeida, em João Pessoa.
O estudante José Venâncio, da cidade de Várzea, foi acompanhado pela mãe para o embarque ao Canadá. “Eu tenho apenas 15 anos e esta é uma oportunidade de realizar um sonho. Sempre gostei muito da língua inglesa e conseguir essa chance de ir ao Canadá é maravilhoso. Estou com um pouco de receio por se tratar de algo novo, mas sei que vai dar tudo certo se Deus quiser”, disse, ansioso.
A professora Gilvaneide de Oliveira é mãe do José Venâncio e foi se despedir do filho. “Sempre incentivei meu filho a lutar para passar nesse programa. Ele é muito dedicado, gosta de inglês e é um orgulho pra nossa família ver que ele vai estudar no Canadá. Já estou emocionada com a partida dele, mas sei que é uma chance de crescimento para o futuro do meu filho”, falou emocionada.
“Esse foi um projeto muito bem elaborado pelo Governo do Estado. Nunca imaginei ter esta oportunidade. Estou super feliz e vou aproveitar ao máximo esse período no Canadá”, pontuou a estudante Nicole Gouveia.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário