Social Icons

 

Histórico



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros foi construída no ano de 1982, quando Sossego ainda era um Distrito do Município de Cuité e recebeu o nome de Instituto Educacional Municipal José Vitorino de Medeiros, oferecendo um ensino de 1ª a 8ª série do então 1º Grau, o que corresponde hoje ao Ensino Fundamental.
No ano de 1995, por força do Decreto Nº 17.372 de 17/02/1995, assinado pelo então Governador do Estado da Paraíba, o Sr. Antonio Mariz, a Escola passa a incorporar o ensino de 2º Grau, atual Ensino Médio.
Atualmente a Escola oferece o Ensino Fundamental – Anos finais, do 6º ao 9º ano a 94 educandos e o Ensino Médio a 138 educandos, ambos nos turnos matutino e noturno.
O nosso quadro discente é formado por educandos oriundos da Zona Rural e Urbana do Município de Sossego, além dos que vem da Zona Rural dos municípios de Pedra Lavrada e Barra de Santa Rosa. São ao todo 232 educandos, sendo 147 da Zona Urbana e 85 da Zona Rural.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros possui 7 salas de aula, laboratório de informática, de ciências da natureza, diretoria, almoxarifado, secretaria, sala de leitura, sala dos professores, cozinha, entre outras dependências. A escola tem capacidade para cerca de 280 alunos.
        No ano de 2003, ganhamos o Prêmio Escola Solidária do Instituto Faça Parte, com um projeto de arborização do espaço Escolar. Ficamos entre os primeiros na Olimpíada de Matemática e, com o Projeto Reviva Rio, representamos o Estado da Paraíba no II Prêmio Ciências de Experiências no Ensino Médio na categoria nacional.
O corpo docente desta Escola é composto por professores licenciados em Pedagogia, Letras, Matemática, Física, Ciências Biológicas, Estudos Sociais e Pós-graduados em Geografia e História, licenciando em Ciências Biológicas, Física, correspondendo às diversas licenciaturas que correspondem às disciplinas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
O corpo docente desta instituição está sempre em busca de capacitações, seja ela em nível de graduação e pós-graduação ou buscando novas maneiras de despertar o espírito crítico, o interesse e a curiosidade no educando.
O educando da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros pertence às classes alta, média e baixa deste município e municípios circunvizinhos. São filhos de pais letrados como também iletrados ou analfabetos; agricultores em sua maioria, funcionários públicos e alguns poucos profissionais autônomos.
O educando do Ensino Fundamental Séries Finais é curioso e em sua maioria demonstram interesse em construir seu próprio conhecimento, evidenciando um espírito crítico. Enquanto que o discente do Ensino Médio tem mais autonomia na busca do conhecimento, assim como mostra uma maturidade intelectual consciente que propicia a sua formação quanto cidadão crítico e ético, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e promissora.
Comentários
0 Comentários