Social Icons

 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Inscrições Enem 2016 Começam na Próxima Segunda

Inscrições Enem 2016 começam na próxima segunda-feira! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá, na próxima segunda-feira (09), o período de inscrições do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os interessados deverão acessar o site oficial até o próximo dia 20, numa sexta-feira. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro.
O Inep publicou o edital do Enem 2016 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de abril. Todos os estudantes que pretendem fazer as provas no fim do ano devem ler cuidadosamente o documento, pois nele estão as regras e as datas oficiais de todas as etapas do Enem 2016. Quem não cumprir com as exigências poderá perder o direito de participar das provas.
Em qual site devem ser feitas as inscrições Enem 2016?
As inscrições do Enem 2016 deverão ser realizadas exclusivamente via internet, por meio da página do participante, disponível no portal do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O site ficará à disposição dos candidatos a partir das 10h do dia 09 até as 23h59min do dia 20. A organização leva em conta o horário oficial de Brasília/DF. Quem acessar a página fora do período determinado não conseguirá se inscrever.
O Inep alerta que não é responsável por nenhuma solicitação de inscrição não recebida, sejam quaisquer os motivos, tais como ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, procedimento indevido por parte do estudante. Os candidatos são os únicos responsáveis por fazer o devido acompanhamento e conferir se todos os dados estarão corretos. Qualquer dúvida pode ser tirada por meio da Central de Atendimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do telefone 0800-616161.
Como preencher a inscrição do Enem 2016? No ato da inscrição, o candidato precisa ter em mãos os números dos seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral – carteira de identidade). Portanto, quem for menor de 18 anos e ainda não tiver um dos documentos deverá providenciar até o término do período de inscrição do Enem 2016, pois eles são obrigatórios para a efetivação do registro.
Durante o preenchimento das inscrições, os estudantes precisam informar um endereço de e-mail pessoal e válido, que servirá de via de comunicação entre a organização e o candidato. Outra informação que também deve ser prestada e servirá para a mesma finalidade é um número de celular.
No preenchimento, também é preciso escolher o município do local de prova do Enem 2016, bem como indicar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões da prova de Linguagens.
Como solicitar atendimento diferenciado no Enem 2016 para os dias de prova?

A solicitação de atendimento especializado e/ou específico deve ser feita no ato da inscrição. Os candidatos devem especificar, no campo destinado a tal finalidade, qual a necessidade especial que possui. A situação se aplica a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar, sabatistas e outros.
Para os casos especiais citados, cada candidato que se enquadrar deverá solicitar o recurso que necessitar: prova em braille, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.
Ainda, aqueles portadores de algum tipo de necessidade especial que achar necessário um maior tempo para realização do Exame, poderá pedir acréscimo de 60 minutos no tempo de prova do Enem 2016. Lembrando que, os candidatos são responsáveis por prestarem informações exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime de fé pública e ser eliminado das provas.
Os estudantes que vão fazer as provas com o objetivo de conseguir a certificação do ensino médio com a nota do Enem 2016 deverão informar tal finalidade durante a inscrição, escolhendo a instituição responsável pela emissão da certificação.
Como pedir isenção no Enem 2016? Na edição deste ano será cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 68,00, que deverá ser paga até as 21h59min do dia 25 de maio, uma quarta-feira. Ao se inscreve, o participante deverá gerar o boleto do Enem 2016, chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União) e o seu pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos Correios.
Todavia, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento e não precisam emitir a GRU. Por sua vez, aqueles que não se encaixam na situação, mas não possuem renda suficiente para cobrir o valor, poderão pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016.
O pedido de isenção é feito durante a etapa de inscrição, na página do participante, mediante preenchimento do formulário socioeconômico, onde o candidato precisa declarar carência no Enem 2016. Quem receber a isenção e não comparecer nos dias de prova perderá o direito de declarar carência na próxima edição do Exame.
As provas estão chegando! Adquira logo sua apostila do Enem 2016 e saia na frente da concorrência. Acompanhe a página do Enem 2016 no facebook e fique por dentro de todos os detalhes do Exame!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário