Social Icons

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EEEFM José Vitorino de Medeiros em Parceria com o PSF realiza palestra sobre sexualidade e adolescência para comunidade escolar

A EEEFM José Vitorino de Medeiros realizou uma palestra com o médico Dr. André Gonçalves Diniz e com a enfermeira Cândida Mirna de Souza Alves, ambos da equipe do Programa Saúde da Família – PSF de Sossego – PB, ação prevista no Projeto pedagógico Sexualidade e Adolescência, onde foram abordados os temas: Doenças Sexualmente Transmissíveis, gravidez na adolescência e Métodos Contraceptivos, nesta quarta-feira, dia 23 de outubro.
O objetivo do encontro foi colaborar para que crianças e adolescentes ampliem a visão em relação aos conceitos de saúde e prevenção, como também mostrar a realidade das causas e efeitos das DSTs, bem como, da gravidez na adolescência, este último, tendo em vista os altos índices de casos no município.
Essas crianças e adolescentes estão numa idade que precisam receber essas informações. Nós buscamos os profissionais capacitados para falar sobre o assunto, para levar da melhor maneira possível, este assunto para os nossos alunos, disse o Gestor da Unidade de Ensino.
Dr. André elogiou a iniciativa da Escola em levar o assunto tão importante para a comunidade escolar. "É louvável essa ação que a Unidade de Ensino está fazendo, pois a escola é um local de formação e conscientização. Hoje, os jovens começam sua vida sexual cada vez mais cedo, e temos que deixar de lado os preconceitos e informar a esse público maneiras de evitar uma gravidez indesejada e de contrair doenças. É preciso que o jovem tenha uma vida saudável com informação para seguir em frente em sua fase de estudante, se preocupando apenas em estudar e aprender", declarou o médico.
O tema foi explanado de uma forma muito tranquila e objetiva, oportunizando aos alunos questionamentos, esclarecimento de dúvidas e curiosidades.
Já a enfermeira Cândida disse que diante dos acontecimentos do dia-a-dia dos adolescentes, onde é cada vez mais comum a gravidez precoce, a sua missão era conscientizar os jovens sobre a gravidez na adolescência e levá-los a refletir sobre a importância do uso do preservativo, procurar ajuda em caso de dúvidas, a parar para pensar nas causas de uma gravidez nessa fase”, declarou a enfermeira.

Conscientização

Por essa razão, os alunos prestaram bastante atenção às palavras proferidas pelo doutor André, a exemplo da aluna Elisangela Almeida. "O adolescente tem que se preocupar com os estudos para vencer na vida. Por isso devemos ter muita informação para não tomarmos nenhuma decisão precipitada e comprometer nossa juventude com uma gravidez indesejada, ou ser vítima de uma doença", disse a estudante.
Essa também foi à opinião do estudante Isaias Santos, que aprovou a maneira como o assunto foi abordado por André Gonçalves. "Gostei muito da maneira como ele passa a informação. Ele fala diretamente para o jovem de uma forma clara e sem preconceito. Foi muito bom", revelou o aluno.
Os professores também gostaram da palestra. "Gravidez na adolescência, infelizmente, é uma realidade com que nós educadores nos deparamos sempre. Palestras como estas enriquecem ainda mais os trabalhos que realizamos na escola sobre o tema, informando e alertando o jovem", disse a professora Luana Cristina.
O professor Francisco, gestor da Unidade de Ensino, garantiu que ações como esta acontecerão em outras oportunidades. "Temas como sexualidade, violência na escola, bullying, drogas dentre outros, continuarão sendo trabalhados. Esses assuntos são necessários, pois são voltados diretamente para as crianças e adolescentes que passam a refletir e buscar meios para viver em harmonia tanto na escola quanto em sua vida social", ressaltou o professor.


            Na oportunidade os professores Manuel Jeovane e Dayane Mayara apresentaram a toda comunidade escolar o projeto de educação na prevenção ao uso das drogas: Embarque em hábitos saudáveis que em breve terá um policial militar proferindo uma palestra sobre o tema.

Por Francisco Ferreira
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário