Bom roteiro
Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação
Secretaria Municipal de Educação de Arari Reunião de Formação Ensino Fundamental - 1º segmento 13 a 15 de Junho 2011 | Identificação Além de dar um tom oficial ao documento, o cabeçalho ajuda a localizá-lo em caso de consultas para os planejamentos futuros. |
Objetivos - Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base na análise de bons modelos. - Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante e depois da leitura. | Saberes trabalhados Deixe claras as metas de aprendizagem, relacionando-as com as estratégias que serão desenvolvidas ao longo da reunião. |
Conteúdos - Leitura e planejamento da leitura pelo professor. | Menos é mais O excesso pode tornar a formação superficial. Opte por trabalhar somente um tema por vez, dependendo da complexidadade. |
Materiais - Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano. - Livro O Nabo Gigante. - Vídeo da mesma situação de leitura. - Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner | Lista útil Definir e especificar os objetos necessários aos estudos faz com que eles sejam providenciados com antecedência. |
Desenvolvimento | |
- Apresentação da pauta e dos objetivos da reunião - 5 minutos - Ampliação do repertório cultural - 10 minutos - Retomada da discussão sobre a leitura em sala de aula - 20 minutos:- Perguntar aos professores como eles têm encaminhado essa situação didática: que critérios usam para a escolha do livro? Eles planejam as próprias intervenções para antes, durante e depois da leitura? - Coletivamente, fazer uma listagem das aprendizagens dos alunos em uma situação de leitura pelo professor, baseando-se nas referências teóricas do livro de Délia Lerner. | Momento cultural Uma leitura, a apresentação de um vídeo ou uma conversa sobre uma exposição ou peça em cartaz são opções para iniciar a reunião. Resgate de saberes Ao retomar as conclusões anteriores, é possível verificar os conhecimentos adquiridos e marcar a continuidade do plano de formação. |
- Tematização da prática docente - situação didática de leitura pelo professor - 1 hora:- Apresentar o livro O Nabo Gigante. Realizar a leitura e entregá-lo ao grupo para que todos conheçam e manuseiem a obra. - Explicar que um conto de acumulação apresenta repetição de elementos ao longo da história e discutir o porquê dessa nomenclatura - Distribuir a transcrição do vídeo que será repassado em seguida. - Pedir para que grifem, façam anotações e, em pequenos grupos, respondam às seguintes questões: Quais intervenções da professora parecem ter sido planejadas especificamente para a leitura daquele livro? (listar aqui as respostas esperadas) Quais condições didáticas foram garantidas nessa proposta? O que parece que a professora fez para se preparar para a leitura? Que procedimentos deve ter usado para planejar? Discutam os itens que podem ter feito parte do planejamento. - Exibir o vídeo. - Dividir os professores em pequenos grupos para que debatam as questões. - Socializar as conclusões e sistematizar os pontos discutidos. | Olhar reflexivo Planeje as estratégias para problematizar a prática docente. Tome como objeto de reflexão bons exemplos de situações didáticas. Previsão das respostas Antecipe as possíveis reações em função dos problemas didáticos enfrentados. Isso ajuda a pensar em outras possibilidades de abordagem. Hora de resumir Planeje momentos de intervenção para amarrar o conteúdo. Sistematize os conhecimentos com base nos registros coletivos. |
- Planejamento de leitura pelo professor - 1 hora: - Entregar os livros de contos. Solicitar aos docentes que façam a análise e escolham um deles para planejar a leitura que farão em sala. - Entregar um modelo de planejamento e combinar que essa atividade será iniciada nos grupos e continuará nos trabalhos coletivos. - Socializar o que os grupos produziram e elaborar um só planejamento com base na discussão dos grupos. | Aulas seguintes Dê tempo para que o grupo prepare coletivamente as aulas. Acompanhe o processo e dê espaço para discutir algumas decisões. Avaliação e Comentários Reserve um espaço para indicar se as ações foram realizadas e descrever situações que tenham saído do planejamento. |
- Organização da sequência didática para o mês de junho - 10 minutos: - Retomar com os professores as aulas realizadas e discutir, coletivamente, sobre as próximas aulas, levando em consideração o cronograma. |
FONTE: http://gestaoescolar.org.br/